A liderança como diferencial competitivo nas organizações

É desejável que o líder tenha uma visão diferenciada das demais pessoas da equipe, pois ele deve ser capaz de enxergar o caráter de uma pessoa, não se deixando levar pelas aparências ou por opiniões.

O cenário atual do mercado de trabalho necessita de profissionais que tenham diferencial competitivo, a liderança é um exemplo. Sabe-se que os líderes atualmente desempenham um papel fundamental para as organizações. Segundo Maxwell (2011, pág. 13) “desenvolva um líder – desenvolva a organização. Uma empresa não pode crescer a menos que seus líderes cresçam dentro dela”.

É desejável que o líder tenha uma visão diferenciada das demais pessoas da equipe, pois ele deve ser capaz de enxergar o caráter de uma pessoa, não se deixando levar pelas aparências ou por opiniões, sejam boas ou más.

Geralmente o líder assume o risco do fracasso sozinho, embora ele cobre de todos as metas para alcançar o sucesso. Conforme afirma Maxwell (2011, pág. 10), “se algo não sair bom, sou eu o responsável. Se algo sair quase bom, fomos nós os responsáveis. Se algo sair realmente bom, foram eles os responsáveis”.

Liderar uma equipe exige sacrifícios de tempo, tolerância e paciência, sempre visando alcançar os objetivos e metas designados pela empresa. Segundo Hunter (2006, pág. 18), liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter. Em um cenário de tantas mudanças, é importante que os líderes tenham habilidades de adaptação, acompanhando as novas tendências do mercado.

O líder tem o papel de orientar, ensinar, compartilhar, cobrar e dar exemplo a ser seguido. Ele não deve ser o dono da verdade, centralizador, e pensar que está sempre certo o tempo todo, pois ele não faz nada sozinho, ele precisa da sua equipe. Além disso, o líder tem que ter a nobreza de caráter para reconhecer o valor da sua equipe, ele não pode se acovardar diante de uma situação difícil. Maquiavel acreditava na importância do trabalho de equipe como aspecto mais relevante no trabalho do dirigente, ele afirmava que a aprovação dos governados é essencial para o sucesso dos governantes (MEIRELES, 2013).

George Cunha
Especialista em Segurança

Fique InformadoOutras Notícias

Como melhorar o ambiente conflituoso em que vivemosHares Consultoria -

Como melhorar o ambiente conflituoso em que vivemos

O conflito surge quando há a necessidade de escolha entre algumas situações que podem ser consideradas antagônicas.

Esperamos seu contato Fale Conosco